Carregador pode passar virus para o celular?

Carregador pode passar virus para o celular?

Os carregadores de celular funcionam apenas como conversores de potência elétrica, permitindo a recarga da bateria do seu dispositivo eletrônico. Porém, como qualquer outro dispositivo, pode ser alterado com fim criminoso para distribuir malware e passar virus para o celular.

O que acontece é: ao usar o carregador de celular conectado por porta USB a um computador ou unidade de memória infectado, esse pode ser usado para transferir malwares do PC/unidade para o smartphone, já que ambos possuem dispositivos de armazenamento de memória, funcionando o cabo do carregador como uma ponte. Então, o correto é afirmar que o conector USB pode ser utilizado para infectar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e não o carregador em si. Sim, o carregador por passar virus para o celular.

O alerta reforça a vulnerabilidade de pontos de carregamento de celulares públicos, como os oferecidos em aeroportos, shoppings ou estabelecimentos comerciais. A questão é que estes locais normalmente possuem computadores centrais/torres, com unidades de memória ligadas aos carregadores e, por isso, podem oferecer riscos de infecção a smartphones e tablets. Ainda assim, em alguns casos, estes locais apenas disponibilizam carregadores comuns ligados às tomadas.

Outra possibilidade é você, ao perder ou danificar o seu carregador original, comprar um carregador pirata que já foi construído com objetivo de infectar dispositivos ou roubar dados, já que criminosos podem modificar estes aparelhos e introduzir unidades de memória nos carregadores, deixando-os preparados para agir em favor de grupos de hackers, por exemplo. Então, apenas os carregadores construídos com este proposito podem ser usados para espalhar vírus.

Por isso, cuidado ao generalizar. Não estamos dizendo para que não use pontos públicos para carregar seu celular, nem que estes pontos são seguros. Mas esteja ciente de que se os locais têm os carregadores unidos a uma central com unidade de memória por entrada USB, eles oferecem riscos de infecção por vírus, e caso o estabelecimento disponibilize um carregador padrão, com módulo completo, apenas emprestado, este dificilmente poderá ser usado para distribuir malware.
Por Marcelo Carvalho.

Sobre a PSafe Tecnologia

A PSafe (www.psafe.com) foi criada em 2010 pelo Grupo Xangô, holding de tecnologia que desenvolve startups baseadas em nuvem. É uma empresa brasileira que visa trazer segurança e confiança ao ambiente digital utilizado por brasileiros e latino-americanos.

Cinco estratégias para ter uma manhã mais produtiva

Cinco estratégias para ter uma manhã mais produtiva

Uma pesquisa realizada nos EUA apontou que o período da manhã é o mais estressante para pais e mães. A analise destacou que o pico do estresse acontece sempre pela manhã, geralmente no horário em que os pais estão indo ou voltando da escola dos filhos. Além disso, o organismo sofre as consequências dessa agitação por 2h30, período em que o coração fica mais acelerado, resultando no aumento do nível de cortisol na corrente sanguínea, hormônio do estresse.

No entanto, não são apenas os pais que sofrem no início do dia. As manhãs costumam ser menos produtiva para grande parte das pessoas e, em alguns casos, por mais que a pessoa tente, ela não consegue render logo cedo, isso vai contra o funcionamento do relógio biológico dela. Afinal, com uma manhã mais produtiva seu dia inteiro será mais produtivo.

Cinco estratégias para ter uma manhã mais produtiva

  1. Pense em seus objetivos durante o banho – Em vez de cantar no chuveiro, visualize como seria se seus objetivos já estivessem realizados, como se fizessem parte da sua vida presente. O que as pessoas falariam ou o que você faria com as suas conquistas? Reflita nas suas ações como se tudo já tivesse acontecido. Agradeça pela realização. Seja grato a quem lhe ajudou. Pensar nos resultados futuros é um motivador diário e faz com que você se conecte com as coisas importantes e prioritárias do dia.
  2. Tome um excelente café da manhã – Esqueça aquele cafezinho com açúcar cheio de pressa que você toma enquanto procura a carteira para ir trabalhar. Reserve dez minutos para se sentar à mesa e tomar um café da manhã decente, com pães, frutas, cereais etc. Se ao acordar você não tem tempo de preparar a refeição, organize tudo no dia anterior. Se você não consegue dez minutos para tomar um café de jeito algum, então esquece, você é um caso perdido! Lembra que quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.
  3. Ouça músicas que te dão prazer no caminho para o trabalho – Seja no celular, no pendrive, no CD ou em qualquer outro meio, você precisa preparar um conjunto de pelo menos sete músicas que te empolguem, que te deixem pilhado e com vontade de sair abraçando o mundo. Pode ser no estilo “Simply the Best”, Sertanejo, MPB, ROCK, ou qualquer outro ritmo que você gostar. Só não vale rádio, tem de ser uma playlist pessoal e especial.
  4. Revise as Prioridades – Chegou no trabalho, revise o e-mail (revise, não fique trabalhando nele!), revise as prioridades não cumpridas no dia anterior e ajuste a sua lista de prioridades. Pense nas atividades que precisam ser realmente atingidas no dia e planeje para que sejam executadas no melhor momento do seu dia.
  5. Beba água quente com limão – Isso é novo, mas tem muita gente comentando sobre os benefícios de beber água morna com gotas de limão. Além de ter vitamina C, regular o Ph do corpo e protege o sistema imunológico, a combinação estimula o raciocínio. O potássio do limão ajuda a nutrir o cérebro. Eu tenho experimentado em alguns momentos, claro que o efeito não é igual ao espinafre para o Popeye, mas li tantos estudos sobre isso hoje que nem que seja por efeito placebo já dá uma ajuda.

 

Christian Barbosa – Especialista em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros “A Tríade do Tempo”; “Você, Dona do Seu Tempo”; e “Estou em Reunião”; co-autor do “Mais Tempo, Mais Dinheiro”; “Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. Sua mais nova obra: 60 estratégias práticas para ganhar mais tempo.
www.triadps.com.br